O que é e como funciona a proteção veicular?

foto-texto-materia-46

22/06/2023 | Por: administrador

O que é e como funciona a proteção veicular? Conheça as principais informações sobre o serviço de proteção para veículos, aqui neste guia completo!

Por que contratar o serviço de proteção para veículos?

Uma das principais preocupações dos proprietários de automóveis é a recorrência de notícias sobre roubos e furtos de veículos, as quais são divulgadas diariamente através da mídia; essas notícias levam à necessidade de encontrar o melhor serviço de segurança na tentativa de proteger os veículos, sendo seguros completos ou coberturas específicas.

No entanto, os seguros particulares costumam ter preços mais caros e, por essa razão, esse serviço tem sido o serviço mais contratado pelos proprietários de veículos.

Apesar deste ser um dos serviços mais contratados, ainda há muitas dúvidas sobre como funciona esse serviço, quais as diferenças do mesmo para o seguro privado, se vale a pena realizar a contratação, quanto custa, entre outras.

proteção-veicular

O que é e como funciona a proteção veicular?

Hoje, Selecionamos as principais informações sobre o que você precisa saber sobre a proteção veicular, para que possa decidir se o serviço é uma boa opção para a segurança do seu veículo. Boa leitura!

Engana-se quem pensa que a este é um serviço recente no mercado. Apesar de o serviço ter ganho maior destaque na mídia recentemente, o serviço surgiu há mais de 40 anos, através de uma iniciativa entre caminhoneiros de Minas Gerais, que se uniram em um sistema de rateio para ajuda mútua em casos de sinistros.

Como funciona o serviço de proteção?

Este serviço, hoje, funciona de forma similar à quando foi criada. Como funciona o serviço? Para começar, é importante explicar que a o serviço funciona como uma associação entre proprietários de veículos. Ao assinar o contrato, o proprietário se torna um dos associados e passa, portanto, a fazer parte do sistema de rateio.

De acordo com as mensalidades de cada um dos associados, forma-se um fundo comum, utilizado em casos de sinistro. Quando algum dos associados precisa recorrer à este serviço por algum sinistro (um furto, por exemplo), esse dinheiro sai do fundo comum. Assim, basicamente, funciona o rateio.

A indenização para os associados acontece de forma direta, sem tantas burocracias quanto nos seguros privados.

Qual é a cobertura da proteção veicular? Ela é mais barata que o seguro privado?

As associações são, por definição, organizações sem fins lucrativos, e esse é um dos motivos pelos quais os preços das mensalidades são, sim, bem menores do que as alíquotas de seguros privados.

Quanto à cobertura, é preciso ter em mente que ela pode variar entre uma associação e outra. Ainda assim, costumam ser:

  • Cobertura para casos de roubo e/ou furto;
  • Proteção para colisões;
  • Em casos de incêndios;
  • Para incidentes por causas naturais, como alagamentos ou enchentes;
  • Cobre indenização a terceiros, em casos de acidentes;
  • Para vidros e retrovisores, quando há choques ou furto (ou queda de granizo, por exemplo);
  • Disponibiliza carro reserva e guincho 24h por dia.proteção veicular

Como contratar proteção veicular para o meu veículo?

Quem deseja se tornar um associado e contratar o serviço, deve saber que é preciso, primeiro, escolher a associação. Depois disso, será necessário assinar o contrato.

Após a assinatura desse contrato, o plano de proteção veicular estará imediatamente ativo, o que quer dizer que a cobertura para o seu veículo já estará em vigor.

Como funciona o contrato do serviço de proteção?

Por ser muito menos burocrática para contratar o serviço ou acioná-lo em casos de sinistro, faz com que o serviço de proteção se destaque. Afinal, nos seguros privados, o processo é um pouco mais detalhado, sendo que há, entre outros passos, a análise do perfil do proprietário e de sua renda fixa.

Como em todos os tipos de contrato, antes de assinar o contrato, é indispensável analisar bem cada trecho, verificando se a cobertura atende às suas necessidades e se os preços cobrados estão dentro das suas possibilidades.

Outro aspecto importante a se saber é a diferença quanto à fiscalização da atuação de seguradoras privadas e associações de proteção.

Já para as seguradoras da iniciativa privada, existem leis específicas que regulam o seu funcionamento. Essas empresas respondem à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), responsável por normatizar e fiscalizar a venda de seguros no Brasil.

Estas associações devem seguir as diretrizes da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), que normatiza todas as cooperativas, sejam elas de proteção ou de outros nichos. Ou seja, não há, hoje, um órgão para fiscalizar especificamente as associações de proteção veicular.

Por isso mesmo, o Projeto de Lei Complementar PLP 519/2018, que tramita na Câmara dos Deputados, tem como proposta principal a de submeter as associações de proteção à fiscalização de um órgão especifico. Esse projeto ainda está em tramitação.

Fale com o Doutor Multas!

Para tirar mais dúvidas sobre proteção veicular, você pode consultar a nossa equipe de especialistas!

Basta escrever um e-mail para [email protected] .

Lembre-se: proteger o seu veículo é uma forma de prevenir gastos extras e outros problemas que podem ser evitados (ou amenizados)! Pense nisso!

Você também vai gostar de ler