Seguro de carro por cooperativa: como funciona

Seguro de carro por cooperativa

27/07/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Você já ouviu falar sobre seguro de carro por cooperativa? Quer saber mais sobre essa modalidade que vem crescendo exponencialmente e se consolidando nos últimos anos? É só ler este artigo até o fim!

Afinal, o que é e como funciona o seguro oferecido por cooperativa? Denominado de Proteção Veicular, trata-se de uma alternativa ao seguro automotivo tradicional vendido por seguradoras e corretoras de seguro.

A proteção veicular ganhou as mídias e a atenção do mercado. Estima-se que há hoje, no Brasil, pelo menos 4,5 milhões de associados, e esse número só tende a aumentar.

Isso porque as Cooperativas de Proteção Veicular tem representado uma nova possibilidade e se mostrado uma opção mais viável e acessível para quem procura por um serviço proteção automotiva.

Essas cooperativas estão em voga no momento e muitas dúvidas surgem para quem não conhece e não sabe como funciona.

Vamos descobrir então quem são essas cooperativas e como funciona o seguro veicular oferecido por elas.

Durante essa leitura, você vai saber sobre:   

  • O que é proteção veicular?
  • Quem são as são Cooperativas de Seguro?
  • Como funciona o seguro de carro por cooperativa
  • Quais as principais vantagens do seguro de carro por cooperativa?
  • Como escolher uma cooperativa para se associar

O que é proteção veicular?

A proteção veicular é um dos segmentos encontrados no mercado para a proteção de veículos automotivos. É uma opção para quem busca preservar seu patrimônio e estar preparado para quando precisar lidar com consertos e reparos ou com qualquer outro tipo de situações imprevistas.

O serviço é oferecido por meio de associações ou cooperativas e representa uma alternativa mais barata e menos burocrática ao seguro tradicional, de acordo com a lei

Trata-se da formação de associação entre vários proprietários de veículos com o fechamento de um acordo de ajuda mútua, visando o auxílio colaborativo para arcar com despesas e gastos com os automóveis.

Como assim? Esses proprietários se unem e, quando algum deles é vítima de sinistro, todos dividem as despesas. O objetivo é ser mais viável do que se cada um fosse arcar sozinho os custos do seu automóvel.

É possível contratar proteção veicular para caminhão, carros rebaixados, carros caros, moto, entre outros.

Como surgiu o seguro de carro por cooperativa

Quadro nego escrito "cooperar! em inglês

A proteção veicular é uma opção e uma solução, tanto em questão de valores mais acessíveis, quando por ser mais inclusiva.

O segmento nasce como uma resposta às demandas do mercado que não eram supridas ou atendidas pelos seguros tradicionais. O seguro auto possui vários pré-requisitos para aceitar novos assegurados. 

A análise de perfil do veículo e do condutor é rígida, e muitas pessoas acabam ficando de fora e não tendo a solicitação de seguro deferida. É desse lugar de desamparo que a proteção veicular surge, como um meio mais acessível e menos burocrático para acolher quem busca pelo serviço.

O primeiro caso de ajuda mútua que serviu como modelo para  a estruturação da proteção veicular como a conhecemos hoje ocorreu na década de 1980. Na época em questão, um grupo de caminhoneiros de Minas Gerais se reuniram e decidiram ratear entre si as despesas com seus caminhões. 

Uma vez que o seguro auto não cobria ou demorava a dar suporte nos momentos de imprevistos, frequentemente ficavam sem ter como resolver os problemas que surgiam com os veículos. Os custos eram altos para cada um arcar sozinho e dividir os gastos entre si foi uma forma encontrada para facilitar e diminuir os prejuízos para todos. 

Daí surgiu a proteção veicular, como uma iniciativa popular. A partir do exercício social do associativismo, cidadãos podem se unir em buscar de soluções para seus problemas em comum. 

A proteção veicular é uma opção e uma solução, tanto em questão de valores mais acessíveis, quando por ser mais inclusiva. 

Quem são as cooperativas de seguro ?

Como vimos, o seguro de carro cooperativa funciona por meio de rateio. Por isso, é importante todo esse sistema seja administrado de forma cautelosa, honesta e responsável para organizar e trazer a maior transparência sobre os procedimento. 

É com esse propósito que são criadas as Cooperativas de Proteção Veicular. Elas surgem com o intuito de maximizar os benefícios, melhorar os processos de administração do fundo coletivo e gerenciar a ações de acionamento dos serviços de consertos e reparos. 

Essas cooperativas são organizações sem fins lucrativos, formada pela livre iniciativa popular. Ou seja, sua atuação não visa lucros, mas sim da viabilização da proteção veicular e a busca por meios mais acessíveis e menos burocráticos para quem procura por proteção automotiva.

Já explicamos em outros artigos aqui no Busca Proteção que a criação das cooperativas e associações de proteção veicular é prevista e estimulada pela Constituição Federal e pelo Código Civil.

Isso quer dizer que não depende de autorização e não podem sofrer intervenções estatais em seu funcionamento. Saiba mais sobre a legalidade das cooperativas e do segmento de proteção veicular no artigo Proteção veicular é legal? Entenda sobre as cooperativas.

Como funciona o seguro de carro por cooperativa 

O seguro de carro por cooperativa se dá por meio de um sistema de rateio. Mas como isso funciona?

A prática é tão simples quanto a teoria. Um grupo de proprietários de veículos se associam e firmam entre si um acordo de socorro mútuo. Isso que dizer que, em caso de sinistro, todos arcam juntos com os consertos dos veículos.

Para que isso seja possível, cada associado contribui com um valor mensal que é utilizado para criar de um fundo comum. Esse fundo será utilizado para cobrir as possíveis despesas de acidentes ou prejuízos envolvendo os automóveis.

Quais as principais vantagens do seguro de carro por cooperativa

Mulher sentada no chão encostada em um carro sorrindo

são inúmeras as vantagens que a proteção veicular oferece e que a torna uma opção mais justa e acessível.

A modalidade de seguro de carro por cooperativa nasceu para abraçar os segmentos de públicos que não conseguiam adentrar seguro tradicional.

Os motivos para isso são diversos: não preencher os requisitos para ser aprovado, não ter condições de efetuar o pagamento da forma que é exigida ou não ter orçamento disponível para pagar pelo valor elevado, e outros tantos motivos.

Olhando dessa perspectiva, são inúmeras as vantagens que a proteção veicular oferece e que a torna uma opção mais justa e acessível.

E quais são essas vantagens? Vamos listar e falar sobre algumas delas. Você encontra todos os benefícios de formas detalhada no artigo Proteção veicular: saiba por que escolher.

Adesão facilitada e menos burocrática

Desde o momento da adesão, a proteção veicular já mostra e prova seu interesse em ser mais acessível e em desburocratizar os processos. Para se associar a uma cooperativa, basta pesquisar, escolher a de sua preferência e averiguar todas as dicas da compartilhamos aqui no Busca Proteção.

A adesão é feita por meio da assinatura de um contrato que será registrado em cartório. Neste, irão constar todas as informações referentes a taxas, pagamento, cobertura, serviços, rateio e demais cláusulas sobre o funcionamento da associação. Alguns itens podem variar de uma cooperativa para outra, por isso vale a atenção e comparação.

Um vistoria inicial é feita para verificar o estado do automóvel, porém não é realizada um análise minuciosa e eliminatória do perfil do veículo e do condutor, como ocorre no seguro auto. Isso quer dizer que fatores como experiência do condutor, antiguidade e modo de utilização do veículo, por exemplo, não são impeditivos para de associar e contratar o serviço de proteção.

Após assinatura do contrato e pagamento da primeira mensalidade, o início da cobertura é imediato. De forma geral, o processo de adesão na proteção veicular é assim: rápido e simplificado.

Valores menores e preços acessíveis

Como se trata de organizações sem fins lucrativos e de livre iniciativa popular, os valores da proteção veicular são bem menores quando comparados aos do seguro auto. 

Isso se dá porque o valor principal a ser pago é o do rateio. Ou seja, o valor da contribuição mensal baseia-se, principalmente, no montante dos custos obtidos com os veículos no mês. Esse será o valor dividido entre os membros, acrescido de uma taxa de administração e dos serviços de assistência à parte que tiverem sido solicitados pelo associado.

Sobre a franquia

Franquia é um valor cobrado pelas seguradoras e estabelecido na apólice de seguro. Esse valor deverá ser pago pelo assegurado em caso de sinistros com perda parcial que necessitem reparo. Em outra palavras, é necessário pagar uma taxa para acionar o de seguro. 

Ao contrário do seguro tradicional, na proteção veicular não há franquia a ser paga para acionamento do serviço e ter acesso à cobertura.

Sobre o prêmio seguro

O prêmio seguro é outra taxa cobrada pelas seguradoras e que não existe no contrato da proteção veicular. 

Essa taxa em questão refere-se a um valor cobrado para que a seguradora assuma o risco pelo automóvel. Quanto maior ela entende que é o risco, de acordo com análise de perfil realizada, maior será a taxa do prêmio seguro.

Como a proteção veicular funciona por meio de um rateio e o proprietário não precisa que ninguém assuma o risco por ele, não é necessário pagar nenhuma taxa nesse sentido. 

Formas de pagamento

Na proteção veicular, o pagamento é feito por meio de contribuições mensais, calculada a cada mês com base no valor do rateio. Assim, não é preciso dispor de uma grande quantia inicial ou de um limite alto no cartão de crédito para confirmar a adesão e ter a cobertura iniciada. 

O que acontece normalmente com as seguradoras é que o valor do seguro é pago em uma única cota, no momento da contratação. O máximo que se pode fazer é parcelar de acordo com as condições da seguradora ou corretora. Isso dificulta para quem busca pelo serviço mas não dispõe desse valor de imediato. 

Poder efetuar o pagamento mensalmente com valores menores facilita e viabiliza o serviço de proteção.

Cobertura 

Basicamente, todas as coberturas oferecidas no seguro auto também estão inclusas na proteção veicular. Com a vantagem de que as características do automóvel e do condutor não interferem as opções oferecidas, nem no valor a ser cobrado.

Outra vantagem é que, na proteção veicular, o início da cobertura é imediato, logo após a assinatura do contrato e o pagamento da primeira mensalidade. Não é necessário aguardar análise. O objetivo é ser menos burocrático, lembra? Já começa por aí.

Agora é só escolher uma cooperativa para se associar

Há características e fatores relevantes que pode te ajudar a selecionar a melhor cooperativa. 

Alguns desses fatores são essenciais e requisitos mínimos que uma associação deve conter, e outros plus que você pode pesquisar a que te oferece o melhor custo-benefício.

Agora que você já sabe como funciona o seguro de carro por cooperativa, leia o artigo Proteção veicular: como escolher e se associar e saiba como escolher uma cooperativa.

Você também vai gostar de ler