Seguro de carro por minuto: 9 vantagens em relação ao tradicional

seguro de carro por minuto

30/07/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Por mais que a importância do seguro automotivo seja inquestionável, a verdade é que nem todo mundo tem acesso a esse tipo de serviço.

Seja pelos altos valores cobrados na modalidade convencional ou simplesmente pelo fato de não utilizar o veículo o bastante para considerar um investimento viável.

A boa notícia é que hoje em dia já existem alternativas mais acessíveis, flexíveis e com melhor custo benefício, como é o caso da proteção veicular.  Mas no artigo de hoje vamos entender sobre o seguro de carro por minuto.

Além de entender o que é e como funciona o seguro de carro por minuto, você irá conferir 9 motivos para aderir à essa modalidade.

Veja tudo que será abordado sobre o assunto:

  • O que é o seguro de carro por minuto
  • 9 motivos para você contratar o seguro de carro por minuto
  • Contratos reduzidos e personalizados
  • Você paga apenas pelo período que usar
  • Seguro de carro por minuto: uma opção significativamente mais barata
  • Motoristas mais cuidadosos ganham desconto
  • O pagamento é feito por um sistema de crédito
  • Praticidade: tudo é feito de forma on-line
  • As coberturas são satisfatórias
  • Você pode cancelar o serviço a qualquer momento
  • É uma opção regulamentada
  • O seguro de carro por minuto não é para todo mundo

O que é o seguro de carro por minuto?

Antes de falarmos sobre como funciona o seguro de carro por minuto, nada mais justo do que entender o que é e como surgiu esse formato.

Apesar de ser uma opção relativamente nova no Brasil, essa modalidade é tendência fora do país, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Nesses locais, inclusive, esse tipo de seguro é adotado em veículos compartilhados e até mesmo em outros casos que vão além do setor automotivo, como objetos de valor.

Também conhecido como seguro por demanda, essa nova modalidade de seguro automotivo chegou no Brasil com o propósito de atender a demanda do mercado.

E, consequentemente, facilitar a contratação do serviço de proteção veicular e aumentar a taxa de veículos segurados no país.

Isso por meio de contratos personalizados, flexíveis e de um processo simplificado conforme veremos no decorrer desse artigo.

9 motivos para você contratar o seguro de carro por minuto

A seguir, confira quais os principais motivos para contratar o seguro de carro por minuto:

1 – Contratos reduzidos e personalizados

Por mais que o nome seja seguro de carro por minuto, a verdade é que o seguro por demanda pode ser utilizado de diferentes formas.

Seja garantindo a proteção do seu veículo por apenas alguns minutos, como também por horas, dias, semanas, meses ou até mesmo em casos específicos, como trechos ou viagens.

Isso significa que o seguro de carro por minuto pode ser totalmente personalizado conforme os desejos e necessidades do cliente.

E que, diferente da modalidade convencional, você não precisa fechar uma apólice anual. Os contratos podem ser feitos por períodos reduzidos.

E por falar em período, você já sabe como funciona o carro por assinatura? Será que vale a pena para você? Confira informações sobre este tipo de serviço, aqui no blog Busca e Proteção.

2- Você paga apenas pelo período que usar

Por mais que ninguém queira correr riscos e pagar para ver, ainda tem gente que acha injusto desembolsar uma grana todo ano com o seguro automotivo e não usufruir do serviço.

Para esse público, principalmente, o seguro de carro por minuto costuma ser uma boa opção, já que o cliente paga apenas pelo tempo que usar o veículo.

Sim! É isso mesmo que você leu. A cobrança é feita apenas quando o serviço é ativado, o que pode ser feito, facilmente, por meio de um aplicativo, conforme mostraremos mais adiante.

Ou seja, se o seu carro estiver parado em algum local considerado seguro como, por exemplo, na garagem de casa, do prédio ou em um estacionamento privativo, você pode desativar o serviço e a cobrança é pausada.

O que, em contrapartida, também significa que o carro não está segurado quando o serviço é desativado pelo usuário.

Também é importante ter em mente que, quando o usuário ativa o serviço e esquece de desativá-lo, uma cobrança excedente pode existir.

É por isso que hoje em dia algumas seguradoras já têm investido em sensores de partida para ativar ou desativar a proteção automaticamente, com base na demarcação da área segura.

Veja Também:

3 – Seguro de carro por minuto: uma opção significativamente mais barata

seguro de carro por minuto

Segundo estimativas, o seguro de carro por minuto pode chegar a ser de 50% a 80% mais barato do que o convencional

Para muitas pessoas, a possibilidade de pagar apenas pelo período de uso do veículo pode ser sinônimo de economia.

E é justamente esta uma das principais vantagens do seguro de carro por minuto que, de forma geral, costuma ser metade do preço de um seguro convencional. Em contrapartida, para quem pouco utiliza o carro ou a moto, o desconto pode chegar até a 80%.

Mas é importante ter em mente que esse valor final vai depender de alguns fatores, como perfil do condutor, modelo e ano do veículo, entre outros critérios estabelecidos pela empresa escolhida.

4 – Motoristas mais cuidadosos ganham desconto

No seguro convencional, aspectos como idade e profissão do condutor; modelo, ano de fabricação e valor de mercado do veículo; e até mesmo onde ele fica estacionado impactam no preço da apólice.

Isso porque quanto mais exposto o automóvel estiver, maior será o preço do seguro. No seguro de carro por minuto, a lógica é a mesma. Mas, em alguns casos, esse risco é medido por um dispositivo que é instalado no veículo e funciona como uma espécie de caixa preta, com base em inteligência artificial.

Isso com o intuito de traçar o padrão de direção do condutor, por meio de fatores como frequência de uso, velocidade do veículo, manobras bruscas, etc.

Ou seja, se você é cuidadoso no trânsito e não costuma ultrapassar a velocidade permitida, por exemplo, seu crédito pode demorar mais para ser consumido.

5 – O pagamento é feito por um sistema de crédito

No seguro de carro por minuto, você não precisa comprometer seu salário por meses e muito menos fazer um alto investimento de uma vez.

Isso porque o pagamento é feito por meio de um sistema de créditos, assim como acontece com os celulares pré-pago. Mas somente quando você utiliza o serviço.

Ou seja, o usuário adquire um valor em créditos, geralmente sem prazo de validade, que é consumido com o tempo e conforme a quilometragem rodada, quando o serviço é ativado.

Outra grande vantagem é que os gastos e valores disponíveis podem ser acompanhados em tempo real, pelo aplicativo da seguradora.

Importante ressaltar, entretanto, que grande parte das empresas estabelecem um valor mínimo de créditos, geralmente apresentado no ato da cotação.

E que, além desse valor variável, algumas cobram uma mensalidade para adesão ao serviço, que costuma ser algo em torno de R$ 50.

6 – Praticidade: tudo é feito de forma on-line

No seguro tradicional, o processo de contratação costuma ser considerado burocrático por grande parte dos usuários. Isso porque envolve uma série de etapas antes da assinatura do contrato, inclusive a vistoria presencial em alguns casos.

Já no seguro de carro por minuto, todo processo pode ser feito pelo celular, ou seja, virtualmente, por meio do aplicativo da empresa escolhida.

O que inclui orçamento, envio dos documentos, adesão, pagamento e cancelamento. E até mesmo a vistoria ou o sinistro, por meio do envio de fotos e/ou vídeos.

7 – As coberturas são satisfatórias

seguro de carro por minuto

Os planos de coberturas costumam ser satisfatórios e incluem serviços como reboque e sinistros como colisões

Se você está pensando que a economia e flexibilidade proporcionadas pelo seguro de carro por minuto pode comprometer a cobertura da sua proteção, está muito enganado.

De forma geral, os planos contemplam colisões, roubos, furtos, incêndios por causas mecânicas e perda parcial ou total.

E até mesmo casos de pane seca, reboque, auto socorro, troca de pneus e serviço de chaveiro e até danos a terceiros, por exemplo.

O importante, acima de tudo, é se informar sobre o plano de cobertura da empresa escolhida e avaliar se ele é compatível com seu estilo de vida e necessidades.

8 – Você pode cancelar o serviço a qualquer momento

Além de poder ser utilizado da forma que o usuário julgar mais conveniente, o seguro de carro por minuto também pode ser contratado ou cancelado a qualquer momento.

E o melhor, sem burocracias e prejuízos financeiros. O que costuma ser um consolo para aqueles que se preocupam com imprevistos, como orçamento apertado e desemprego.

Ou até mesmo para quem acaba mudando de planos e vendendo o automóvel e ficando sem condução por opção, por exemplo.

Todavia, em muitos casos o cancelamento nem chega a ser uma opção, já que seu custo é baixo.

9 – É uma opção regulamentada

Como muita gente ainda não conhece o seguro de carro por minuto, é natural que muitos acabem questionando se esta é realmente uma opção segura.

Mas não há o que temer, pois esta categoria foi reconhecida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em agosto de 2019.

Isso por meio da Circular 592, que dispõe sobre a estruturação de planos de seguros com vigência reduzida e/ou com período intermitente.

Para quem não sabe, a SUSEP é uma autarquia do governo federal responsável pela autorização, controle e fiscalização dos serviços desse nicho.

Antes dessa normativa, o órgão determinava o tempo mínimo de um ano para contratação do seguro automotivo.

Para quem é indicado o seguro de carro por minuto?

Por mais que o seguro de carro por minuto ofereça uma série de vantagens, a verdade é que ele não é indicado para todo tipo de cliente.

Como é o caso, por exemplo, daqueles que usam o carro com uma grande frequência ou estão expostos a riscos constantemente.

Assim como para os que não abrem mão dos serviços adicionais ofertados pelas seguradoras convencionais, como manutenção, seguro residencial, etc.

Portanto, antes de aderir a esse tipo de serviço, não deixe de analisar seu estilo de vida e avaliar se o seguro de carro por minuto realmente atende suas necessidades.

Você também vai gostar de ler