Carro por assinatura: será que vale mesmo a pena?

Carro por assinatura

26/07/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Você já ouviu falar sobre o carro por assinatura? Quer entender mais sobre esse serviço? Confira as informações completas aqui neste post.

Muitas pessoas desejam ter um carro próprio. No entanto, acabam desistindo recuam devido aos gastos e cuidados que um carro precisa como manutenção, seguro, documentação entre outras despesas.  

Porém, existe um novo tipo de serviço disponível no mercado: o carro por assinatura. Com ele, você só irá se preocupar em pagar uma mensalidade e abastecer o veículo. 

Bateu uma curiosidade o que é um carro por assinatura? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe este artigo e saiba como funciona, quais são suas principais vantagens e veja porque vale a pena aderir esse tipo serviço. 

 Durante essa leitura, você pode conferir:   

  • Como funciona o serviço de carro por assinatura?  
  • Como faço para contratar um carro por assinatura? 
  • Não existe preocupação com a revenda do veículo 
  • Quais são as diferenças entre o carro por assinatura e um contrato de leasing? 
  • Outras vantagens de um veículo por assinatura 
  • A Geração que reconhece e escolhe as vantagens da assinatura 

Seu carro é um ativo ou um passivo no seu patrimônio?

quadro negro com sacos de dinheiro desenhado a giz indicando crescimento

Quando o seu carro não te traz nenhum retorno financeiro ou positivo, ele se torna um passivo

Investir na compra de um automóvel pode ter suas vantagens e desvantagens. O que inicialmente seria um investimento para trazer benefícios ao comprador, pode se tornar, na verdade, uma fonte de prejuízos.

Você sabe o que é um ativo e um passivo entre os seus bens? Seus ativos são constituídos por bens que te trazem mais benefícios e te ajudam na geração de mais renda e de aumento do seu patrimônio.

Falando de automóveis, quando você utiliza o seu veículo como uma parte ativa do seu trabalho (um motorista de uber, ou um corretor que utiliza o carro para ir até os imóveis e encontrar clientes, por exemplo), ele se torna um ativo e vale traz um retorno sobre o investimento feito ao compra-lo.

Agora, quando o seu carro não te traz nenhum retorno financeiro ou positivo, ele se torna um passivo. Ou seja, aquele bem te oferece mais gastos e prejuízos. Ele não trabalha ativamente para gerar benefícios para você.

Todos sabemos que comprar e manter um veículo não é simples, nem barato. Exige atenção, cuidado e gastos financeiros. Trata-se de um bem que se desvaloriza muito rápido e demanda manutenção periódica. Não é atoa que há quem diga que ter um carro, é como ter um filho. 

É exatamente por isso que, às vezes, não vale tanto à pena comprar um. Mas, então, qual a melhor solução? Primeiro, observe se adquirir um veículo próprio vai fazer dele um ativo ou um passivo no seu patrimônio.

Se, após essa análise e auto avaliação, você perceber que ele vai ser um passivo, é o momento de pensar nas demais opções que você tem.

Opções alternativas

Uma quantidade considerável de pessoas optam por utilizar os serviços dos aplicativos de mobilidade. Isso mesmo, aquelas plataformas em que você consegue fazer viagens em veículos de outras pessoas. Dependendo da rotina, é uma opção bastante viável e mais econômica.

Ao se tornar usuário desses aplicativos, você não precisa se preocupar com os cuidados referentes ao automóvel, como combustível, manutenção e proteção veicular, por exemplo.

Porém, dependendo da sua rotina e de quanta autonomia e, até mesmo, privacidade, você precisa ter para se locomover, outras opções podem ser mais interessante. É aí que entra essa nova modalidade disponível no mercado: o carro por assinatura. 

Quase uma Netflix de carros, essa opção permite que você tenha todos os benefícios de um veículo à sua disposição, porém sem todas as preocupações que teria se o veículo fosse propriedade. Isso porque você está apenas alugando temporariamente o automóvel.

Você já ouviu falar em carro por assinatura? Pois bem, agora você vai conhecer e entender o que é e como funciona. 

Confira também:

Como funciona o serviço de carro por assinatura? 

Foco na mão de uma pessoa entregando a chave de um carro para outra pessoa.

Quase uma Netflix de carros, essa opção permite que você tenha todos os benefícios de um veículo à sua disposição.

Trata-se de uma nova modalidade de aluguel, mensal ou anual. Você encontra esse serviço em locadoras de veículos e seguradoras. Hoje já existem, inclusive, aplicativos por onde se consegue assinar e alugar.

O serviço de carro por assinatura funciona da seguinte forma, você escolhe um carro, com o modelo e cor que tenha interesse, e adquire o aluguel dele pelo período de um ano ou dois, efetuando o pagando uma mensalidade fixa nesse período. 

Ou seja, a empresa que você contratar esse serviço, compra um carro zero quilômetro que você escolheu e te entrega o veículo para que você possa aproveitar enquanto durar o seu contrato. 

O grande diferencial do carro por assinatura é que a única preocupação que o cliente precisa ter é em pagar as mensalidades do veículo e abastecê-lo para poder andar com ele. 

E sabe porque acontece dessa forma?  

Porque o valor que você paga na mensalidade não é relacionado apenas a utilização do veículo, pois também inclui a execução de outros serviços como documentação, pagamento de IPVA e licenciamento, seguro, serviço de manutenção e a cobertura de uma assistência 24 horas. 

Esses serviços estão inclusos no valor da mensalidade e são compromisso da empresa que você contratou o serviço.  Isso significa que além de economizar você não precisa se preocupar com as despesas extras que um veículo requer, na maior comodidade. 

Como faço para contratar um carro por assinatura? 

Para ter acesso a um veículo, o cliente precisa apenas escolher o modelo do veículo, contratar o serviço e começar a pagar as mensalidades.  

Antes de tudo, é necessário entender que a dinâmica de consumo do setor automobilístico está mudando. O poder de compra, devido à crise econômica, tem diminuído ao longo do tempo, o que faz com que comprar ou financiar um veículo seja cada vez mais difícil. 

Para contratar o serviço do carro por assinatura o primeiro passo é escolher a empresa que o oferece. Entre as empresas disponíveis no mercado.

Se você está pensando em contratar um carro por assinatura é importante fazer uma boa pesquisa sobre todas as empresas que oferecem esse serviço e os diferenciais de cada uma. 

É importante mencionar que, além de escolher entre um contrato de um ou dois anos, também é preciso definir uma quilometragem limite, que varia de uma empresa para outra.  

Não existe preocupação com a revenda do veículo 

Outro benefício do carro por assinatura é que você não vai precisar se preocupar com a revenda do veículo. 

Isso mesmo, você recebe um carro zero quilômetro, ao aderir ao contrato, e no fim do dele, você devolve o veículo para a locadora e está tudo resolvido, simples e sem imprevistos.

Você não vai precisar se preocupar com a desvalorização do carro, e nem procurar compradores, você fica livre de todo esse transtorno. 

Quais são as diferenças entre o carro por assinatura e um contrato de leasing? 

Embora os dois tipos de contrato sejam parecidos com um aluguel, existem algumas diferenças entre eles, saiba quais são: 

No contrato de leasing, não estão inclusos os serviços e as mensalidades de revisão, IPVA e seguro e no fim do período do contrato existe a possibilidade de compra do veículo. 

Já no contrato de assinatura todos esses serviços citados acima estão incluídos como citamos anteriormente, e no final do contrato não existe possibilidade de venda do carro. 

Outras vantagens de optar por um veículo por assinatura 

Se depois de todas essas informações que pontuamos, você ainda estiver em dúvida se realmente é vantajoso contratar um carro por assinatura.  A resposta para essa pergunta é sim. Vamos te ajudar a fazer as contas e decidir. 

Aqui estão mais alguns dados para que você faça os cálculos e veja que são inúmeras as vantagens escolher um carro por assinatura ao invés de optar por comprar um veículo. 

Sabemos que o nosso país é um dos lugares mais caros do mundo para adquirir um automóvel. E isso se deve em grande parte a nossa carga tributária que é alta, podendo chegar a até 47% do valor do veículo. 

Outro motivo importante, é o seguinte, sabemos que durante o primeiro ano é o período que um carro tem maior desvalorização.

Sendo assim, se você considera comprar um veículo, e ao passar um ano vendê-lo, você certamente perderá dinheiro, sem falar das prováveis dificuldades com a revenda, como já citamos anteriormente, além do desgaste emocional que envolve essa busca.  

A Geração que reconhece e escolhe as vantagens da assinatura  

Hoje em dia, com acesso a diversos serviços facilitados pelo meio digital, você adquire tudo com conforto e facilidade, então porque para ter um carro seria diferente? Por que você precisa comprar?

Da mesma maneira como o jeito de comprar mudou em relação a outros serviços, cada vez mais isso vem ocorrendo em relação à compra de carros. 

Por todos esses motivos que pontuamos neste artigo, cada dia mais pessoas estão escolhendo o automóvel por assinatura, não só pela possibilidade de trocar o carro todo ano carro, mas também pela economia que esse serviço oferece, mas também pelo preço acessível.

 Agora você já sabe como funciona o carro por assinatura e seus principais benefícios. 

Você também vai gostar de ler