Seguro para carro rebaixado: confira as regras e como funciona

Seguro para carro rebaixado

25/07/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Você deseja saber como funciona o seguro para carro rebaixado? Os carros, dos mais diversos tipos, são a paixão dos brasileiros. Para que estes tenham cada vez mais a cara do seu condutor, correspondendo ao seu estilo e características, adaptações podem ser feitas. 

Uma destas adaptações é o rebaixamento do carro, sendo uma grande alteração nesta estrutura. Por isso, será que é possível contratar seguro para carro rebaixado? Responderemos estas e outras questões a seguir, veja mais abaixo!

  • O que é um carro rebaixado?
  • Regras para carros rebaixados
    • Distância do chão
    • Peso do carro
    • Pneu
    • Processo para rebaixar o veículo
  • O seguro para carro rebaixado realmente existe?
  • Como contratar um seguro para carro rebaixado?
    • A empresa pode negar seguro para carro rebaixado?
    • Seguro para carro rebaixado é mais caro?
  • Atenção para a contratação do seguro

Proteção veicular para carros rebaixados

Quatro jovens dentro de um carro sorrindo

Proprietários de carros rebaixados fazem parte desses segmentos que normalmente encontram mais dificuldades no seguro automotivo.

A proteção veicular nasceu para abraçar os segmentos de públicos que não conseguiam adentrar seguro tradicional e conseguir suporte deste para as suas necessidades. 

Os motivos para isso são diversos: não preencher os requisitos para ser aprovado, não ter condições de efetuar o pagamento da forma que é exigida ou não conseguir pagar pelo valor ser elevado, entre tantos outros. 

Olhando dessa perspectiva, são inúmeras as vantagens que a proteção veicular oferece e que a torna uma opção mais justa e acessível.

Proprietários de carros rebaixados fazem parte desses segmentos que normalmente encontram mais dificuldades no seguro automotivo. 

Adesão facilitada e menos burocrática

Desde o momento da adesão, a proteção veicular já mostra e prova seu interesse em ser mais acessível e em desburocratizar os processos. Para se associar a uma cooperativa, basta pesquisar, escolher a de sua preferência e averiguar todas as dicas da compartilhamos aqui nesse artigo sobre Proteção veicular: como escolher e se associar?

A adesão é feita por meio da assinatura de um contrato que será registrado em cartório. Neste, irão constar todas as informações referentes a taxas, pagamento, cobertura, serviços, rateio e demais cláusulas sobre o funcionamento da associação. Alguns itens podem variar de uma cooperativa para outra, por isso vale a atenção e comparação.

Um vistoria inicial é feita para verificar o estado do automóvel, porém não é realizada um análise minuciosa e eliminatória do perfil do veículo e do condutor, como ocorre no seguro auto. Isso quer dizer que fatores como experiência do condutor, antiguidade e modo de utilização do veículo, por exemplo, não são impeditivos para de associar e contratar o serviço de proteção.

Após assinatura do contrato e pagamento da primeira mensalidade, o início da cobertura é imediato. De forma geral, o processo de adesão na proteção veicular é assim: rápido e simplificado.

Vamos ver resumidamente a diferença entre a Proteção Veicular e o Seguro Auto.

Proteção veicular x seguro auto para carros rebaixados

A proteção veicular tem como premissa o associativismo, ou seja possui iniciativa popular.

Trata-se de um acordo de ajuda mútua realizado entre diversos proprietários de veículos e funciona como um sistema de rateio. Cada associado contribui mensalmente para a formação de um fundo de reserva que será utilizado para cobrir os gastos dos associados em caso de sinistros. 

Esse fundo vai ser administrado pelas Associações de Proteção Veicular (APVs), que são organizações sem fins lucrativos devidamente registradas em cartório para essa finalidade.

Já o seguro auto é oferecido por seguradoras ou corretoras de seguro, que são instituições de direito privado. Ou, mais precisamente, empresas privadas de sociedade anônima. Isso é relevante porque, por possuírem interesses econômicos, o valor cobrado não tem por base apenas os custos com os veículos, por exemplo.

Assim, na proteção veicular o risco é dividido entre os associados, enquanto no seguro o risco é transferido para a seguradora.

Na contratação do seguro, após a inspeção do automóvel é necessário aguardar a liberação da seguradora para o pagamento da primeira parcela. Também é feita uma análise de todo o perfil do segurado. 

Vários dados são levantados nesse momento, como idade do condutor, experiência no trânsito e a forma de utilização do carro (se é para passeio ou para trabalho, lugares onde fica estacionado, locais onde costuma transitar, entre outras coisas).

Todas essas informações serão consideradas para determinar se o seguro será liberado. Por meio dessa análise também que será definida qual o custo e a franquia do seguro.

O que é um carro rebaixado?

carro vermelho rebaixado

Quando o carro é rebaixado, o chassi fica mais próximo ao chão.

Esta é uma pergunta interessante, no mínimo fundamental, para que possamos entender mais sobre seguro para carro rebaixado.

O carro rebaixado se trata de um veículo que passou por uma mudança ou troca do seu sistema de suspensão, esta faz com que a parte do chassi fique mais próxima ao chão. 

Esta proximidade do chão é um sinônimo de estilo para muitos proprietários de veículos, além de poder melhor a estabilidade do carro. 

Regras do seguro para carros rebaixados

A prática de rebaixar um veículo pode não ser vista com bons olhos por algumas pessoas da sociedade, mas o fato é que, desde 2014 este fato mudou aos olhos da Lei, pois a prática se tornou uma modificação legal, autorizada pelo CONTRAN que é o Conselho Nacional de Trânsito. 

Para que isso ocorresse, foi necessário que algumas regras fossem estabelecidas, veja mais sobre elas:

Distância do chão

Muitas pessoas preferem que o carro fique cada vez mais rebaixado, mas o CONTRAN foi claro em determinar que o veículo rebaixado deve ficar a, pelo menos, 10 cm do chão. 

Peso do carro

O peso do carro também é um fator levado em consideração, pois este pode afetar muito o desempenho e segurança do carro. Para tê-lo rebaixado é preciso que o carro tenha menos de 3500 quilos. 

Pneus 

Os pneus também entram neste acordo, tendo em vista que este não pode encostar em nenhuma parte do veículo, mesmo no movimento de giro do volante, o pneu deve se manter afastado. 

Como funciona o processo para rebaixar o veículo

Para que o seu veículo seja rebaixado de forma legal, é preciso seguir alguns passos. Primeiramente, você deve pedir autorização para modificar, o Detran é o órgão responsável por autorizar. 

Assim que as alterações forem feitas, é preciso levar o carro para uma vistoria, lá os documentos serão atualizados e o aviso de carro rebaixado será inserido junto aos dados do veículo. 

O seguro para carro rebaixado realmente existe?

Sim! O seguro para carro rebaixado realmente existe e pode ser adquirido de forma legal, protegendo o seu bem material. 

A primeira e maior observação sobre este assunto é que, nem todas as seguradoras trabalham com este tipo de contrato, por isso é importante se manter atento. Muitas delas podem usar como justificativas os seguintes argumentos:

As modificações na estrutura do veículo podem fazer com que ele se torne mais propenso a acidentes, isso faz com que o valor do seguro aumente, ou seja, por mais que o cliente pague caro pelo seguro, possa ser que este, ainda assim, não valha a pena para a empresa. 

Outro argumento é que as alterações feitas podem dificultar no calculo do valor de consertos que possam surgir ou de ressarcimento em caso de sinistro. 

Um último argumento que é bastante comum é que os condutores que optam por rebaixar o seu veículo podem ter uma direção mais perigosa, aumentando o risco de acidentes. 

Como contratar um seguro para carro rebaixado?

A seguir, entenda mais sobre o processo para contratar seguro para carro rebaixado, se mantendo sempre atento ao processo. 

Pesquise, este é o primeiro passo e o mais importante, pesquise bem sobre contratação de seguro para carro rebaixado, saiba todas as informações possíveis entre empresas variadas, para que haja uma maior gama de opções de serviços e valores. 

É importante ressaltarmos que, para um carro rebaixado pode ser mais difícil de contratar um seguro completo, por isso existe a possibilidade de optar por uma apólice diferenciada, personalizando os serviços da cobertura. 

Caso exista a dificuldade de encontrar uma empresa que faça este tipo de seguro, mesmo com apólices diferenciadas, busque um corretor de seguro, este profissional pode ajudar a encontrar boas ofertas de empresas que estão dispostas a ofertar o serviço. 

A empresa pode negar seguro para carro rebaixado?

Infelizmente sim, negar seguro para carro rebaixado não é algo fora da Lei e normalmente as justificativas são as citadas anteriormente. 

Caso a seguradora não deseje fornecer o serviço, ela tem ate 15 dias para responder de forma escrita com a justificativa no documento. 

Seguro para carro rebaixado é mais caro?

Esta é uma dúvida muito comum entre os condutores e sim, este tipo de seguro tende a ser mais caro, pois existe a maior possibilidade de sinistro, além da suposição de riscos de acidentes, furtos ou roubos, por exemplo. 

Para que o valor seja menor é importante fazer uma boa pesquisa, além de aderir a alguns cuidados, como:

  • Instalação de um rastreador;
  • Ter uma condução segura;
  • Não emprestar o carro.

Todos estes itens são de extrema importância, pois diminuem a possibilidade de sinistro, roubo, furto e acidentes. 

Atenção para a contratação do seguro

Este é um item muito importante, tenha atenção a contratação do seu seguro. Na avaliação de perfil fita, muitas informações podem contar, como estacionamento em ruas e constância de viagens feitas são fatores importantes. 

Por isso, se mantenha atento ao contrato que a seguradora propuser para o seu caso, verificando bem os itens que estão inclusos e os que foram excluídos, a fim de conseguir uma melhor condição de proteção para o seu veículo.

Você também vai gostar de ler