Você deseja saber quais são os tipos de cobertura oferecidos na proteção veicular? A cobertura é uma garantia contra riscos advindos de imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento e que todos estão sujeitos a sofrer. Serve para proteger.
Quando você procura por um serviço de preservação de patrimônio, o objetivo principal é se resguardar e estar preparado para lidar com situações e imprevistos que possam acontecer e que vão exigir atenção, reparos e gastos.
Poder lidar com isso da maneira mais fácil, rápida e com o menor prejuízo é o grande desejo de quem busca pela proteção veicular, por exemplo.
Por isso mesmo, a atenção da hora de verificar e escolher os tipos de coberturas inclusas no contrato é fundamental. Quanto mais coberto você está, menor será a dor de cabeça quando e se a Hora H chegar.
Quer saber mais sobre como funciona as coberturas?
Nesse artigo você vai ver:
- Breve resumo do que é e como funciona a proteção veicular
- O que é sinistro
- Qual a diferença entre cobertura e assistência
- Tipos de cobertura
- Diferença entre cobertura da proteção veicular e do seguro auto
Proteção veicular: o que é e como funciona?

A proteção veicular é um sistema de rateio onde vários proprietários se reúnem fecham entre si um acordo de ajuda mútua. Dessa forma, todos dividem as responsabilidades referente aos custos que houver com os veículos em caso de sinistro.
O segmento moldou-se com o objetivo de ser uma opção mais acessível para quem procura por proteção. Essa acessibilidade se constitui de várias formas:
- Preços menores: uma vez que as Associações de Proteção Veicular são instituições sem fins lucrativos e estrutura-se por meio do rateio, o valor total a ser pago para ter a proteção é menor.
- Menos burocracia: os processos, desde a contratação até o acionamento dos serviços, tendem a ser mais rápidos e menos burocráticos
O que é sinistro no seguro?
Primeiramente, vamos entender o que é um sinistro. No momento em que você assina um contrato para a proteção veicular, ou ao contratar qualquer tipo de seguro, são listadas uma série de possíveis eventos que podem ocorrer e que você estará resguardado pelo contrato.
Um sinistro nada mais é que cada um desses eventos ou ocorrências. Um furto, um roubo, um acidente, tudo isso constitui exemplos de sinistros.
Qual a diferença entre cobertura e assistência?
Agora, vejamos a diferença entre cobertura e assistência.
A cobertura é busca ressarcir o usuários após uma perda ou um dano. É quando ocorre algo que gera um prejuízo que o proprietário do veículo precisaria arcar sozinho, se houvesse contratado um serviço de proteção.
Nesse momento, a cobertura da proteção veicular vai assegurar que ele terá um suporte para lidar com o problema. Nesse caso, o proprietário tem a segurança de que terá o apoio dos demais associados quando tiver gastos imprevistos.
Já a assistência refere-se à prestação de um serviço específico. É um conjunto de serviços aos quais você pode recorrer caso necessite, como chaveiro, guincho, manutenção, reparos mecânicos, carro reserva e outros, a depender do tipo de cobertura abrangida no contrato da Associação de Proteção Veicular que você escolher.
A assistência complementa a sua cobertura.
Quais são os tipos de cobertura oferecidos na proteção veicular?

Mas então quais são os tipos de cobertura oferecidos pela proteção veicular?
No seguro auto, há uma divisão de modalidades de cobertura entre cobertura básica e cobertura compreensiva.
A modalidade básica cobre apenas roubo, furto e incêndio. Enquanto a cobertura compreensiva abrange vários outros tipos de sinistros, como: colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem e queda de objeto externo sobre o veículo.
Ou seja, a modalidade compreensiva, dentro do seguro tradicional, é mais completo e você seleciona no momento da contratação de acordo com o que está disponível para o seu automóvel.
Outras coberturas inclusas são:
- Dano causado quando o veículo estiver sendo transportado;
- Ato danoso praticado por terceiros;
- Alagamento, enchente e inundação;
- Ressaca, vendavalm granizo e terremoto;
- Raio, incêncio ou explosão;
- Dano causado pela carga transportada.
Basicamente, todas as coberturas oferecidas no seguro auto também estão inclusas na proteção veicular. Com a vantagem de que as características do automóvel e do condutor não interferem as opções de cobertura.
Vamos entender um pouco do que se trata cada uma dessas coberturas.
Furto
É considerado furto quando o proprietário só percebe que o veículo foi assaltado após o ocorrido. Ou seja, não há presença do proprietário do veículo do fato.
Nesse caso, a cobertura para furto pode incluir tanto o furto completo, se o veículo for levado, quanto a subtração de acessórios. Isso depende no que estiver estabelecido em contrato.
Roubo
Ao contrário do furto, no roubo há o contato entre a vítima e o suspeito, incluindo ou não violência. No roubo há o que se chama de voz de assalto.
As especificações sobre ser roubo completo ou de acessórios também depende de uma cooperativa para outra e é estabelecida no momento da contratação.
Colisão
A colisão é mais conhecida como batida. Há um acidente e o automóvel colite com outro veículo, objeto ou qualquer obstáculo.
O engavetamento também costuma entrar nessa cobertura, que é quando ocorre um acidente envolvendo dois ou mais veículos que colidem sequencialmente.
Incêndio
Esse é bem intuitivo e autoexplicativo, certo? O incêndio pode ocorrer por problemas de funcionamento interno ou devido a fatores externos.
Fenômenos da natureza
Essa categoria de cobertura engloba as situações causadas em decorrência de problemas climáticos. Aqui envolve situações como:
- Alagamento
- Enchente
- Inundação
- Ressaca
- Vendaval
- Granizo
- Terremoto
- Raio
Alguns deles podem ser causados, influenciados ou agravados também por conta da estrutura das cidades, como no caso de alagamento, enchente e inundação.
Sobre essa cobertura, é importante se atentar a quais partes do veículo estão cobertas e o que pode ser cobrado a parte. Nem sempre no contrato há a cobertura completa para todas as situações de fenômenos naturais.
Indenização a terceiros
A cobertura para indenização de terceiros irá cobrir os custos quando o associado se envolve em um sinistro e é responsável por algum dano causado a terceiros.
Serão cobertos gastos com reparos e assistência do outro veículo envolvido. E o valor limite da cobertura pode variar de uma cooperativa para outra.
Algumas Associações de Proteção Veicular também oferecem Assistência Jurídica, para auxiliar em casos que tenham necessidade de solução jurídica para esclarecimento dos eventos e distribuição de responsabilidades.
Cobertura para terceiros na proteção veicular
Na proteção veicular, normalmente, a cobertura não está atrelada ao condutor. Isso quer dizer que, caso uma terceira pessoa esteja conduzindo o veículo no momento do ocorrido, a cobertura não será afetada.
É importante atentar-se a isso porque, no caso do seguro auto, por exemplo, o condutor principal do veículo é cadastrado no momento da contratação. Se outra pessoa não autorizada estiver na condução do veículo, a cobertura é invalidada e não pode ser acionada.
Com a Associação de Proteção Veicular, é possível cadastrar condutores habilitados sem custo adicional. Veja sobre isso no momento da contratação e antes de se associar para estar ciente de como funciona.
Diferença das cobertura da proteção veicular e do seguro auto

Tanto o seguro auto, quanto a proteção veicular são segmentos que oferecem coberturas para proteção automotiva com vistas a auxiliar no momento de lidar com sinistros.
Em questão de variedade, as opções contempladas pelas duas modalidades são paticamente as mesmas, abrangendo os tipos mais comuns de coberturas listados anteriormente. A diferença aqui vai estar no fato de que as seguradoras atuam com apólices de seguro, e a proteção veicular não.
Isso ocorre porque a proteção veicular, como vimos, funciona por meio de um sistema de rateio. O proprietário do veículo vai dividir os custos com ouros proprietários. Não há uma pessoa ou entidade que vai reclamar para si toda a responsabilidade pelo automóvel quando ocorrerem incidentes.
E é isso que a seguradora faz. Por meio da apólice de seguro, a seguradora assume a responsabilidade de cuidar do veículo. Entretanto, para isso são cobradas várias taxas que compensam a assunção do risco.
No que se refere à cobertura, as principais diferenças entre proteção veicular e seguro auto estão relacionadas à:
- Apólice de seguro
- Franquia
- Prêmio Seguro
- Início da cobertura
Apólice de Seguro
As Associações de Proteção Veicular não operam seguros, ou seja, não vendem apólice de seguro. Esse é um conhecimento importante até mesmo na hora verificar a idoneidade de uma APVs. Se vir oferecendo apólice, desconfie.
Na proteção veicular, a contratação é feita por meio de um termo de adesão. Ambas as partes assinam um contrato que é registrado em cartório.
Franquia
Franquia é um valor cobrado pelas seguradoras e estabelecido na apolice de seguros que deverá ser pago pelo segurado em caso de sinistros com perda parcial que necessitem reparo. Em outras palavras, uma parte do valor da assistência é pago pelo próprio segurado e o restante pela seguradora.
Prêmio Seguro
O prêmio seguro é o valor pago para que a seguradora assuma o risco pelo automóvel, enquanto a franquia é uma taxa cobrada em caso de acionamento do seguro caso seja necessário cobrir algum sinistro de perda parcial.
Início da cobertura
Quanto ao início da cobertura, na proteção veicular o início é imediato, logo após a assinatura do contrato e o pagamento da primeira taxa de contribuição. No seguro auto, a cobertura se inicia após analise e deferimento da seguradora e esse processo pode levar algum tempo.
São vários os fatores que diferem a proteção veicular e o seguro auto e que não dizem respeito apenas à cobertura. Caso tenha alguma dúvida sobre isso ou queira saber mais sobre essas diferenças, explicamos tudo aqui nesse artigo Proteção veicular e seguro auto: conheça as diferenças.
Quando contratar a proteção veicular?
O momento de observar e estar atento às coberturas é na hora de pesquisar e antes de aderir a uma Associação de Proteção Veicular.
Verifique quais são as coberturas que estão inclusas no seu contrato e tire todas as suas dúvidas no momento da adesão.