Entenda como funciona seguro para carros com mais de 20 anos

seguro para carros com mais de 20 anos

01/07/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Se você tem um carro que foi fabricado antes de 2001 e está sem seguro por qualquer motivo que seja, mas deseja mudar esta realidade, com certeza deve bater aquela dúvida: será que existe seguro para carros com mais de 20 anos? A boa notícia é que há sim cobertura disponível para manter este tipo de veículo protegido de determinados sinistros.

Mas antes que você se empolgue, precisamos dizer que esta não é uma opção tão fácil de ser encontrada e muito menos completa, como as demais.

No decorrer desse artigo, você irá entender melhor como funciona este serviço, quanto custa, suas limitações e se vale a pena. Veja tudo que será abordado a respeito do seguro para carros antigos:

  • O que você precisa saber sobre seguro para carros com mais de 20 anos
  • Existe seguro para carros com mais de 20 anos?
  • Como funciona esta cobertura
  • Quanto custa este serviço
  • Uma seguradora pode se recusar a oferecer seguro para este tipo de veículo?
  • Por que é tão difícil encontrar seguro para carros com mais de 20 anos?
  • Cobertura contra roubo e furto é opção preferida
  • Qual é a relação entre seguro para carros antigos com desmanches?
  • E o seguro auto popular, não é uma opção?
  • Seguro para carros com mais de 20 anos X seguro para carros de colecionadores
  • Dicas para contratar um seguro para carros com mais de 20 anos 

O que você precisa saber sobre seguro para carros com mais de 20 anos

Antes de mais nada, se você está querendo contratar um seguro para carros com mais de 20 anos, precisa ter em mente que esta não é uma tarefa muito fácil.

Isso porque não são todas as seguradoras que oferecem este serviço. Pelo contrário, na verdade, é uma minoria que garante este tipo de proteção.

No decorrer deste artigo, você irá entender os fatores que justificam toda essa dificuldade.

Mas é importante já se preparar para se deparar com opções mais limitadas. Tanto no que se refere à quantidade de seguradoras, quanto de coberturas.

Vamos entender, juntos, o porquê disto? Confira a seguir:

Existe seguro para carros com mais de 20 anos?

Então, para começar, se você está se perguntando se é possível contratar um seguro para carros com mais de 20 anos, a resposta é sim. Inclusive, existem algumas empresas que oferecem proteção para veículos até mais antigos do que isto.

Mas conforme já adiantado, é uma proteção mais difícil de se encontrar e contratar. E mais restritiva do que o seguro convencional.

Portanto, é importante já se preparar pois você não terá tantas proteções ao seu dispor, como acontece em um seguro para carro 0km, por exemplo.

Por outro lado, algumas companhias já estão de olho neste mercado e tem surgido como especialistas neste ramo.

Inclusive oferecendo coberturas especiais para veículos desta idade, com benefícios e condições de pagamento facilitadas.

Veja também: Seguro para carros antigos: vantagens e tipos de cobertura

Como funciona este tipo de cobertura para veículos?

O mais comum é que as empresas ofereçam pacotes mais básicos no caso do seguro para carros com mais de 20 anos. Isso com o objetivo de garantir a proteção necessária, sem precisar instituir um custo inviável para isto.

De forma geral, são coberturas simplificadas ou segmentadas, também conhecida como não-compreensivas. Ou seja, não costumam oferecer o pacote completo, com cobertura contra furto, roubo, incêndio, colisão, perda total e danos contra terceiros.

Mas apenas uma dessas, geralmente furto e roubo, sem a opção de escolher as coberturas que mais te agradam. Ou, no máximo, contratar individualmente ou de forma combinada até três tipos de coberturas apresentadas pela seguradora.

Ainda assim, a maioria das seguradoras garantem assistência 24 horas simplificada. Além disso, após a contratação, o funcionamento é o mesmo de qualquer outro seguro. Em caso de sinistro, basta acionar a seguradora e o atendimento necessário é realizado.

É preciso pesquisar bem antes de contratar seguro para furto ou roubo de veículos.

Quanto custa o seguro para carros com mais de 20 anos?

seguro para carros com mais de 20 anos

Existem sim seguros para carros antigos que chegam a ser inviáveis financeiramente, mas esta não é uma regra.

Quando se fala de seguro para carros com mais de 20 anos, o mais comum é que as pessoas pensem que se trata de um serviço acessível.

Afinal, o veículo mais antigo é visto muitas vezes como um veículo desvalorizado no mercado e sem grandes chances de roubo e furto.

Mas, na prática, não é bem assim que funciona. Em alguns casos, ele pode chegar a ser mais caro do que a cobertura para carros novos. Os motivos você verá logo mais.

Há situações, inclusive, que o seguro para carros com mais de 20 anos pode chegar a ser considerado inviável. E é por isso que muitas pessoas acabam deixando de lado esta proteção e contando com a sorte.

Contudo, é importante ressaltar que esta não é uma regra. O fusca, por exemplo, é um carro que, mesmo antigo, não tem um seguro caro.

E uma das principais justificativas para isso é a facilidade de encontrar peças no mercado. Há casos, por exemplo, que o valor total do prêmio sequer passa de R$ 1 mil.

Uma seguradora pode se recusar a oferecer seguro para carros antigos?

Por mais que cause estranheza, a verdade é que a resposta para esta pergunta também é sim. As seguradoras têm total liberdade para recusar a oferta de seguro para carros com mais de 20 anos. E não apenas para este tipo de veículo, mas como qualquer outro que a companhia julgar.

Por outro lado, essa negativa deve ser justificada. Inclusive para dar a chance de o proprietário do veículo realizar as devidas adaptações, se for o caso.

Por que é tão difícil encontrar seguro para carros com mais de 20 anos?

Uma série de questões é capaz de justificar a dificuldade em se encontrar um seguro para carros com mais de 20 anos.

A começar pelo fato de que um carro fabricado há 20 anos corre um sério risco de já ter saído de linha. O que significa que, se o veículo precisar passar por algum reparo, além da dificuldade em encontrar peças novas para reposição, seu custo provavelmente será muito mais alto.

Além do mais, nem sempre haverá peças de outros carros capazes de se adaptar no seu veículo. Isso, consequentemente, acaba deixando o veículo mais visado para roubos e furtos, já que as peças passam a ter um alto valor no mercado ilegal devido à escassez por parte dos fabricantes.

Outra questão é a maior probabilidade de manutenção em decorrência da alta quilometragem do veículo e seu longo tempo de uso.

Até mesmo carros com a revisão em dia, estão sujeitos a esse tipo de problema após 20 anos de fabricação. E, por fim, o fato de não constar mais o veículo na tabela Fipe, o que dificulta a definição do valor da indenização.

Cobertura contra roubo e furto é a opção preferida

Conforme já mencionado, esses carros são mais visados por criminosos para abastecer os desmanches e mercado ilegal de autopeças. É por isso que o sinistro de roubo ou furto é uma das maiores preocupações de quem tem carro dessa idade.

E é pensando nisso que a maioria das seguradoras oferece a cobertura contra roubo e furto para quem procura seguro para carros com mais de 20 anos.

Para quem não sabe, esta é uma modalidade diferente do seguro compreensivo. Ela protege o veículo apenas nesses dois casos, não incluindo cobertura contra colisão, por exemplo.

Mas se o carro for roubado ou furtado e não for recuperado, a seguradora paga uma indenização para o segurado adquirir um outro veículo.

Contudo, não será com base na Tabela Fipe, como acontece nos demais casos. E, em geral, o valor costuma ser inferior, cerca de 70% do valor do carro.

Qual é a relação entre seguro para carros antigos com desmanches?

seguro para carros com mais de 20 anos

O desmonte de veículos regulamentado é algo que pode ajudar a tornar o seguro para carros com mais de 20 anos possível e viável

Um outro assunto que costuma ser relacionado ao seguro para carros antigos é a operação de desmanches, o que acaba causando preocupação em muita gente. Mas existe um outro lado da moeda. Para quem não sabe, também existe o desmonte de veículos regulamentado.

Trata-se de carros apreendidos, sinistrados, alienados e incendiados que podem ser desmontados para aproveitamento de peças.

Mas, para isso, as empresas deverão ser registradas nos órgãos executivos de trânsito e se enquadrar em uma série de exigências.

É justamente esta possibilidade de utilização de peças usadas ou de segunda mão para reparos que tem tornado possível as coberturas para carros mais antigos. Inclusive com preços melhores.

E o seguro auto popular, não é uma opção?

Se você está procurando um seguro para carros com mais de 20 anos, com certeza também deve ter ouvido falar por aí do seguro auto popular.

Esta é uma opção que é destinada para veículos com mais de cinco anos de circulação, com valor até R$ 60 mil.

Apesar de ser uma opção menos abrangente do que a tradicional, inclui a proteção contra colisão com danos parciais.

Isso porque ela aceita peças de reuso para realizar os reparos. Por outro lado, geralmente ela não inclui modelos com mais de 20 anos de fabricação.

Seguro para carros com mais de 20 anos X seguro para carros de colecionadores

Outra dúvida bastante comum quando se trata deste assunto é se o seguro para carros com mais de 20 anos é a mesma coisa do seguro para carros de colecionadores.

E a resposta, neste caso, é não. O seguro para carro de colecionador é uma cobertura ainda mais específica, oferecida por pouquíssimas empresas.

Isso porque, para entrar nesta categoria, o veículo precisa ter mais de três décadas de fabricação.

E ter pelo menos 70% do veículo original preservado e em funcionamento, inclusive atestado por um certificado de originalidade.

Além disso, ele precisa ser considerado um item de colecionador, que é identificado com uma placa preta.

O que significa que, diante do seu histórico e conservação, o veículo tem um alto valor de mercado, o que pode sair muito caro para as seguradoras.

Quando as empresas aceitam este tipo de veículo, é comum realizarem uma inspeção e avaliação individual antes de oferecer o serviço.

Dicas para contratar um seguro para carros com mais de 20 anos

Agora que você já sabe que contratar um seguro para carros com mais de 20 anos não é uma tarefa fácil, nada mais justo do que conferir algumas dicas que podem ajudar a facilitar o processo:

  • Conforme já vimos no decorrer deste artigo, não são todas as empresas que oferecem seguro para carros com mais de 20 anos. Na verdade, são poucas e elas costumam considerar uma série de fatores para aprovar a cobertura e delimitar as proteções. Ainda assim, não desista. Pode ser mais difícil, mas não é impossível.
  • Não deixe de pesquisar e comparar as opções. Cada seguradora considera diferentes aspectos na hora de avaliar os riscos, o que pode resultar em valores com diferenças significativas.
  • Importante ter em mente que a proposta mais barata não significa que seja a melhor. É preciso, acima de tudo, observar as coberturas garantidas e serviços oferecidos e avaliar o melhor custo benefício.
  • Uma alternativa é recorrer ao serviço dos corretores, que já têm experiência com orçamentos e saberá identificar de forma mais fácil e rápida quais empresas oferecem o seguro para carros antigos.
  • E a dica mais valiosa é: conheça a proteção veicular. Este é um serviço que vem ganhando força no mercado em virtude de sua praticidade, amplitude e acessibilidade. Inclusive, sem tanta burocracia e restrições como acontece no seguro tradicional. E, o melhor, com preços mais acessíveis, inclusive para seguro para carros com mais de 20 anos.

Você também vai gostar de ler