14 vantagens da proteção veicular que você precisa conhecer

vantagens da proteção veicular

29/06/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Já pensou em manter o seu carro protegido gastando menos e sem precisar enfrentar tanta burocracia? Pois você verá que isso é possível após conhecer as vantagens da proteção veicular, uma alternativa que vem ganhando o gosto dos brasileiros.

Sobretudo pelo fato de adotar critérios bem diferentes das seguradoras, resultando em um modelo bem mais simples e prático. Portanto, não perca tempo e veja agora mesmo as particularidades e benefícios da proteção veicular.

  • Conheça as vantagens da proteção veicular
  • Adesão facilitada e imediata
  • Dispensa-se análise de perfil
  • Sem análise de crédito
  • Uma alternativa mais acessível e abrangente
  • Valores mais em conta também estão entre as vantagens da proteção veicular
  • Pagamento é por mensalidade
  • Não existe apólice
  • Ampla cobertura
  • Carros antigos também são aceitos
  • Vantagens da proteção veicular: serviços agregados
  • Cobertura estendida para qualquer condutor
  • Sem burocracia
  • Multas não são cobradas em caso de cancelamento
  • Vantagens da proteção veicular: tudo em conformidade com a lei

Conheça as vantagens da proteção veicular

O seguro auto vem se tornando uma opção inviável para algumas pessoas por conta de suas regras de aceitação e pelo seu alto valor.

Prova disso é que 70% da frota brasileira circula sem este tipo de serviço, segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg). Mas, todo mundo sabe o quanto é importante e necessário investir na proteção do veículo.

Além de assistência nos eventuais imprevistos, você se resguarda em relação a possíveis gastos extras e prejuízos financeiros. E foi justamente pensando em atender esta carência da população, de forma mais simplificada, que surgiram as primeiras associações e cooperativas de proteção veicular na década de 1980.

De forma geral, podemos dizer que são organizações sem fins lucrativos que oferecem uma série de serviços e benefícios de proteção mútua para um grupo de pessoas cadastradas.

Por mais que muita gente ainda não conheça e entenda como funciona a proteção veicular, na prática, esta alternativa vem se consolidando no país e no mundo. Sobretudo pelo fato de ser uma modalidade mais acessível e vantajosa, inclusive financeiramente.

E com um modelo muito mais prático e objetivo do que o adotado pelas seguradoras, conforme você poderá perceber no decorrer deste artigo.

1.Adesão facilitada e imediata

Uma das vantagens da proteção veicular é justamente o processo facilitado para contratação do serviço.

Basta apresentar em prazo de validade Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo e comprovante de endereço. E, em seguida, assinar o contrato de responsabilidade mútua e pagar a taxa de adesão. Pronto! A partir disso, o veículo estará imediatamente protegido.

2. Dispensa-se análise de perfil

No seguro auto, a análise de perfil é um procedimento padrão que, inclusive, influencia diretamente no valor total do serviço.

E, mais, é justamente esta exigência que costuma tornar o seguro convencional inviável para alguns públicos.

A boa notícia é que, na proteção veicular, isto não existe. Nesta modalidade, a cotação tem como base a Tabela Fipe, ou seja, o valor do patrimônio, e não os supostos riscos.

O que significa que o preço da proteção veicular não altera conforme o perfil do motorista segurado.

Sendo, portanto, uma excelente alternativa para quem tem alguma dificuldade ou impedimento no seguro tradicional.

3. Sem análise de crédito

vantagens da proteção veicular

Até mesmo motoristas com restrições de crédito conseguem proteger seus veículos por meio da proteção veicular

Outro ponto que também costuma ser considerado como um impeditivo nas seguradoras é a análise de crédito.

Mas não há motivos para se preocupar pois, na proteção veicular, esta etapa também é dispensada.

O que faz com que mesmo motoristas com restrições de crédito consigam se associar e protegerem seus veículos.

4. Uma alternativa mais acessível e abrangente

Como a proteção veicular não demanda análise de perfil e de crédito, ela acaba atendendo um público esquecido pelas seguradoras. Como, por exemplo, a classe mais baixa e os veículos mais baratos.

Assim como as pessoas com nome sujo que sequer têm condições de fazer um cartão de crédito para pagar o seguro auto.

E também os motoristas de aplicativo que, por usarem mais o veículo, acabam sendo associados a maiores riscos de acionar as coberturas; sendo necessário contratar proteção veicular para Uber.

5. Valores mais em conta também estão entre as vantagens da proteção veicular

Entre as principais vantagens da proteção veicular está o seu preço, que é muito mais justo e acessível do que o cobrado pelas seguradoras.

Isso se dá, principalmente, pelo fato de que as associações que oferecem o serviço não têm fins lucrativos.

Além do mais, a proteção veicular funciona como um sistema de rateio, onde todos os custos envolvidos nos sinistros são divididos, de forma direta, entre os associados. Inclusive, o preço proteção veicular é muito vantajoso.

6. Pagamento é por mensalidade

Além do mais, na proteção veicular, não existe uma alta taxa anual, como acontece nas seguradoras.

O pagamento da proteção veicular é feito por meio de mensalidades, cujos valores variam conforme o número de sinistros registrado no mês anterior.

Isso porque, conforme mencionado anteriormente, em caso de danos em algum veículo, as despesas são igualmente divididas entre os associados.

7. Não existe apólice

vantagens da proteção veicular

Na proteção veicular, a apólice é substituída pelo contrato de responsabilidade mútua

Quem já contratou um seguro auto, sabe que o serviço é regido pelas cláusulas e condições expressas na apólice.

É este documento que determina os direitos e deveres do segurado e responsabilidades da seguradora. E que também detalha aspectos como coberturas, prazos, valores e muito mais.

O que muita gente não sabe é que este documento não existe na proteção veicular. Neste caso, a apólice é substituída pelo contrato de responsabilidade mútua, que formaliza a divisão desses direitos e deveres entre os segurados.

8. Ampla cobertura

Você deve estar pensando “se a proteção veicular é mais barata, significa que as coberturas são inferiores”, certo? Errado.

Na verdade, a modalidade garante grande parte e as principais coberturas do serviço de proteção oferecidas pelas seguradoras tradicionais.

Tais como as coberturas contra roubo e furto, colisão, incêndio, danos naturais e contra terceiros.

Até pouco tempo atrás a proteção de vidros, lanternas ou faróis era um serviço exclusivo do seguro auto. Mas, hoje, algumas associações já o incluíram em seu leque de cobertura.

9. Carros antigos também são aceitos

Engana-se quem pensa que a proteção veicular é oferecida apenas para carros novos e com maior valor de mercado.

O serviço também se estende aos veículos populares e até mesmo antigos, que muitas vezes são recusados no seguro convencional. Mais uma das vantagens da proteção veicular.

Como esta modalidade considera o preço atual de mercado a contribuição é proporcional ao valor das indenizações, qualquer veículo pode fazer parte da proteção veicular.

10. Vantagens da proteção veicular: serviços agregados

Além das coberturas mencionadas anteriormente, a proteção veicular também garante algumas assistências.

Tais como atendimento in loco 24 horas, chaveiro, troca de pneus, reboque, carro reserva e até mesmo hospedagem em alguns casos.

Outrossim é que muitas ainda garantem descontos em estabelecimentos parceiros. Como, por exemplo, oficinas, farmácias e postos de combustível.

11. Cobertura estendida para qualquer condutor

vantagens da proteção veicular

A cobertura da proteção veicular é estendida qualquer condutor e não apenas ao seu titular

Atire a primeira pedra quem nunca se preocupou com a possibilidade de um sinistro ocorrer justamente enquanto outra pessoa estiver dirigindo seu veículo?

Este é um receio comum, afinal, grande parte das seguradoras não garantem cobertura para condutores não declarados na apólice.

Mas, quando falamos de proteção veicular, não há o que temer. Isso porque as condições oferecidas são asseguradas a qualquer condutor habilitado.

Ou seja, independentemente se a pessoa que estava dirigindo o veículo no ato do sinistro é o titular ou não, a cobertura está garantida.

12. Sem burocracia

Processos mais ágeis e menos burocráticos também estão entre as vantagens da proteção veicular. Seja no ato da contratação, com a dispensa da análise de perfil e de crédito, conforme já pontuado. Seja quando algum contratempo surgir.

Em casos de acidentes ou furtos, por exemplo, o motorista não precisa recorrer às centrais de atendimento, muitas vezes sem sucesso. Basta o associado entrar em contato com o representante responsável que o problema será resolvido o quanto antes.

13. Multas não são cobradas em caso de cancelamento

Se, por qualquer motivo que seja, você não desejar mais continuar com a proteção veicular, o processo de cancelamento também é muito simples.

Ao deixar de pagar as parcelas, por exemplo, automaticamente o motorista deixa de ser associado e ter seu veículo coberto. E, mesmo neste caso, nenhuma multa é cobrada pela “saída” do condutor.

Diferente do que acontece nas seguradoras, que comercializam contratos anuais e cobram multa em caso de rescisão. Vale ressaltar que, em contrapartida, pequenos atrasos não configuram cancelamento do serviço. E, consequentemente, não comprometem a proteção veicular.

14. Vantagens da proteção veicular: tudo em conformidade com a lei

Diferente das seguradoras, as associações de proteção veicular não estão vinculadas à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Isso faz com que muitas pessoas acreditem que não se trata de um serviço legal, o que não é verdade.

Por mais que ainda não exista um órgão fiscalizador, as associações de proteção veicular seguem as diretrizes da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Além do mais, estão amparadas pelo Código Civil Brasileiro e pela Constituição Federal que assegura ao cidadão o direito de formar cooperativas. Portanto, um serviço confiável.

Viu como são inúmeras as vantagens da proteção veicular? Vale a pena conhecer mais a fundo esta modalidade, não é mesmo?

Você também vai gostar de ler