proteção veicular proteção veicular

Proteção Veicular: presidente de associação fala sobre vantagens, diferenças e cobertura contra roubo e furto

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, somente no primeiro semestre de 2021, 448 veículos foram furtados ou roubados no município de Aparecida de Goiânia.

Conforme noticiado pelo portal Mais Goiás, a maioria dos roubos ocorreu em abril, o equivalente a 40 dos 125 registrados no semestre. Já o maior número de furtos foi registrado em maio: 75 dos 323 notificados nos seis primeiros meses do ano.

Como resultado, também tem crescido a procura pela proteção veicular como solução viável. E foi justamente sobre isso que o Busca Proteção conversou com o presidente da Altis Proteção Veicular, Djalma de Oliveira Santos.

Com 12 anos de experiência no mercado de Proteção Veicular, ele explicou como funciona a cobertura contra roubo e furto na Proteção Veicular. E também falou sobre as vantagens e diferenças deste serviço, as coberturas mais procuradas, custos e muito mais.

Confira, abaixo, tudo que foi abordado na entrevista:

  1. Com o aumento no número de roubos e furtos, por que investir na Proteção Veicular e não em um seguro?
  2. Qual é a análise que você faz sobre a procura por proteção veicular?
  3. Quais os tipos de coberturas mais procuradas na contratação da Proteção Veicular?
  4. Como funciona a cobertura contra roubo/furto na Proteção Veicular? Quais são as principais vantagens deste serviço?
  5. Na PV, também é possível contratar a cobertura contra roubo/furto separadamente?
  6. Quais são as principais diferenças na cobertura contra roubo/furto no seguro e na proteção veicular?
  7. E em relação às motocicletas, existe alguma diferença desta cobertura quando comparada aos carros?
  8. Além de investir em uma proteção veicular, quais dicas você dá para se prevenir em relação a roubo e furto?
  9. Vale a pena investir em rastreador? A instalação deste dispositivo pode baratear o custo do serviço?
  10. Se o associado for vítima de um roubo/furto como ele deve proceder?
  11. O associado tem algum custo, além da mensalidade, para ter direito à indenização?
  12. Existe alguma situação envolvida no roubo/furto do veículo que não é coberta pela PV?
  13. Em média, quanto custa uma proteção veicular contra roubo/furto?

Proteção Veicular: presidente de associação fala sobre vantagens, diferenças e cobertura contra roubo e furto

A seguir, confira as informações sobre os principais pontos a serem levados em consideração ao contratar a proteção veicular, além do esclarecimento de dúvidas realizados pelo presidente da associação, Djalma:

1- Com o aumento no número de roubos e furtos, por que investir na Proteção Veicular e não em um seguro?

Djalma: Investir na proteção veicular é uma forma mais rápida, mais ágil de se contratar, bem menos burocrática e com uma forma de pagamento excelente. A contratação é realizada sem consulta ao perfil de crédito do potencial titular.

Atualmente, temos vários clientes migrados de seguradoras que justificam esta mudança por tratar-se de uma forma mais rápida, mais cômoda e igualmente confiável e disponível.

Sem falar do valor reduzido de cota de participação, que é o valor cobrado para utilização pelo associado em casos de eventos.

Confira também:

2 – Qual é a análise que você faz sobre a procura por proteção veicular? 

Djalma: Com a facilidade na aquisição de veículos, principalmente por pessoas mais jovens ou que buscam planos com mais custo-benefício, a procura por proteção veicular tem aumentado bastante.

Proporcionalmente a isso, a quantidade de associações desse segmento também vem crescendo exponencialmente.

Os meses em que essa procura é maior são os meses com maior movimentação de dinheiro no mercado, principalmente no período de final e começo de ano, que são os meses que os trabalhadores recebem benefícios como o 13º salário.

Além disso, há grande procura também em meses com feriados prolongados, em que muita gente busca prevenir seu bem antes de viajar.  Mas sempre tem procura, uma vez que o índice de criminalidade é bem alto e infelizmente com a tendência de aumentar cada vez mais.

Associação de proteção veicular confiável

A única recomendação que damos a todos que tem interesse em contratar um Plano de Proteção Veicular é a de pesquisar por uma associação de seguro confiável, saber o tempo de mercado desta, pesquisar se o CNPJ possui alguma restrição ou irregularidade.

Além de analisar a proposta, dando maior foco não somente aos valores das mensalidades, mas ao valor para utilização dos serviços para troca de vidro e cota de participação em caso de eventos, que são os principais fatores que deixam um plano mais em conta ou não.

3 – Quais os tipos de coberturas mais procuradas na contratação da Proteção Veicular?

Djalma: Na proteção veicular, são buscados todos os tipos de proteção, como roubo, furto, colisão, incêndio e danos da natureza.

Eventualmente surge algum potencial associado buscando proteção apenas contra roubo, furto e perda total, que nada mais é do que a proteção completa oferecida pela associação. É preciso ter em mente o que a proteção veicular protege, ao selecionar o serviço.

4 – Como funciona a cobertura contra roubo/furto na Proteção Veicular? Quais são as principais vantagens deste serviço?

proteção veicular

Djalma: Na Proteção Veicular, a proteção contra roubo e furto funciona normalmente. Ou seja, estando disponível para todos os tipos de veículos, com a pequena observação de que é obrigatória a instalação de rastreador, dependendo do valor ou cilindrada.

Na Altis Proteção Veicular, por exemplo, é de R$ 50.000,00 para automóveis e para motocicletas acima de 300 cilindradas.

A maior e principal vantagem deste serviço é do associado ter o seu veículo ressarcido, não ficando no prejuízo quanto à perda desse bem de tão alto valor.

5 – Na PV, também é possível contratar a cobertura contra roubo/furto separadamente?

Djalma: Sim, o associado pode optar por um plano com proteção apenas contra Roubo e Furto.

Para esse plano, é obrigatória a instalação de equipamento rastreador para qualquer veículo, independentemente do valor ou cilindrada.

6 – Quais são as principais diferenças na cobertura contra roubo/furto no seguro e na proteção veicular?

Djalma: As proteções veiculares não atuam com o chamado perfil de risco, que é uma ferramenta que busca delimitar alguns fatores que podem aumentar ou diminuir as chances de um veículo ser roubado, furtado ou até mesmo colidido.

Dentre esses fatores, estão: tipo de utilização, horários de uso, localização da residência do titular, portão eletrônico, quantidade de condutores e seus perfis (faixa etária, sexo, etc), dentre outros.

Esses fatores devem ser informados no ato de contratação, da qual o contrato e avaliação de valores serão realizados em conformidade com os dados passados e em casos de evento tudo deverá estar dentro desses parâmetros. Caso haja condutores adicionais, são cobrados valores extras.

Tudo isso diferente do que ocorre quando se contrata uma proteção veicular, que não trabalha com restrição de condutor. Em outras palavras, qualquer condutor devidamente habilitado pode conduzir o veículo.

Nosso foco é proteger o veículo, sem discriminar o condutor de acordo com seu perfil.

7 – E em relação às motocicletas, existe alguma diferença desta cobertura quando comparada aos carros?

Djalma: Quanto ao que é protegido, não há diferença alguma. As motocicletas possuem os mesmos benefícios quando comparadas aos outros veículos. A única diferença é o valor da cota de participação do seguro para moto.

Enquanto nos automóveis é calculado em um pequeno percentual sobre o valor Fipe do veículo, nas motocicletas é calculado de acordo com a cilindrada, assim como o valor do Plano de Proteção Veicular desta.

8 – Além de investir em uma proteção veicular, quais dicas você dá para se prevenir em relação a roubo e furto?

Djalma: Primeiramente, investir em uma proteção veicular, que é o principal, pois nada mais vai te dar um alívio para trafegar sem preocupações.

Também é essencial que o condutor tenha o bom senso de evitar trafegar em locais que conhece ser perigoso ou mesmo que desconhece, assim como evitar estacionar o veículo em qualquer local e horário.

Além de evitar esquecer a chave no interior do veículo ou esquecer de travá-lo e fechar os vidros.

Mas principalmente, caso não possa prevenir o roubo, deve se lembrar que tem uma proteção veicular e que sua vida é mais importante do que enfrentar um criminoso para proteger o bem.

Recomenda-se também colocar um rastreador no veículo, não para prevenir, mas para ter uma chance maior de recuperar o veículo e com mais agilidade.

9 – Vale a pena investir em rastreador? A instalação deste dispositivo pode baratear o custo do serviço?

proteção veicular

Djalma: Sim, vale totalmente a pena investir em um rastreador para o veículo. Esses dispositivos permitem o acompanhamento do seu veículo e de quem está conduzindo-o.

Assim, é possível detectar, apenas pela localização, caso haja algo suspeito de uma tentativa de crime, dando uma segurança também ao proprietário do veículo em caso de um sequestro.

Vamos pensar em um cenário que você deixou seu veículo estacionado e de repente mostra ele em outro local ou em movimento.

A instalação desse dispositivo costuma ser obrigatória para alguns veículos, dependendo do valor da Fipe ou da cilindrada. No valor da mensalidade já são feitos os descontos referentes a esses veículos.

Como o custo do serviço de proteção veicular é calculado com base no valor do bem do associado, não é possível alterar valor de mensalidade, que são tabelados de forma justa e equivalente para todos os associados, sem distinção.

Porém, aumentando as chances de recuperação do veículo ajuda a não aumentar os valores com um possível rateio para ressarcir o veículo não recuperado.

10 – Se o associado for vítima de um roubo/furto como ele deve proceder?

Sobre os procedimentos – proteção veicular:

Djalma: Após ocorrido o evento criminoso, é feito o registro junto à nossa Assistência 24h. A equipe passa algumas informações iniciais, oferecendo, caso necessário, serviços de assistência, como:

  • Táxi;
  • Transporte alternativo;
  • Ou hospedagem aos nossos associados e passageiros.

Por esse setor, também é informado ao associado que efetue a denúncia através da autoridade responsável por aquela região.

Após isso, o nosso Departamento de Eventos prossegue com o atendimento, entrando em contato com o associado. E solicitando a documentação inicial para abertura do processo:

  • Identidade;
  • CNH deste ou do condutor (caso o evento tenha ocorrido com o veículo sendo conduzido por terceiros);
  • CRLV do Veículo;
  • E Boletim de Ocorrência.

Após o envio da documentação:

Djalma: O associado recebe documentos para serem assinados, como Comunicado de Evento e Formulário do Carro Reserva. Este último apenas caso contratado o benefício pelo associado, que é opcional.

Após o envio do termo assinado, para casos de furto e roubo, há um prazo de 30 até 90 dias para que seja realizada a indenização de forma integral.

A associação tem esse período para fazer as devidas investigações do ocorrido e solicitar a documentação final para a indenização.

O que inclui:

  • Recibo do Veículo;
  • Cópias de chaves;
  • Procuração (transferindo o direito do bem à associação em caso de recuperação do bem);
  • Documento que o associado indique a conta para o recebimento do valor indenizatório;
  • Dentre outros documentos que podem variar de acordo com o caso, sendo que todos devem ter reconhecimento de firma feito em cartório.

Sobre o pagamento da proteção veicular:

Djalma: Caso o veículo esteja alienado à uma credora por motivo de financiamento, deverá ser emitido um boleto de quitação junto a esta, ao qual será pago.

Desta forma, o valor restante será repassado ao associado em conta bancária indicada pelo mesmo, através de documento próprio, reconhecido.

Por outro lado, caso o veículo já esteja quitado, o valor é repassado de forma integral ao associado. É deduzido o valor da cota de participação da indenização integral do veículo, para despesas administrativas do processo.

11 – O associado tem algum custo, além da mensalidade, para ter direito à indenização?

Djalma: Não há nenhum custo adicional. Somente é necessário que o associado efetue o pagamento das mensalidades dentro do período indenizatório.

Sobre a cota de participação, o valor desta é deduzido, conforme dito anteriormente.

Caso o associado opte, o valor das mensalidades em aberto poderá ser deduzido do valor final da indenização, conforme previsto no Regulamento do Plano de Proteção Veicular.

12 – Existe alguma situação envolvida no roubo/furto do veículo que não é coberta pela PV?

Djalma: Não são objetos de proteção do Plano de Proteção Veicular:

  • Os casos de tentativa de fraude;
  • Da mesma forma, apropriação do veículo em decorrência de empréstimo ou locação do bem para terceiros (apropriação indébita);
  • E os casos dos veículos com obrigatoriedade do equipamento rastreador em que o mesmo não esteja instalado no momento do evento.

13 – Em média, quanto custa uma proteção veicular contra roubo/furto?

Djalma: O valor do plano de proteção com o benefício contra Roubo e Furto varia de acordo com a Fipe ou cilindrada do veículo, um dos fatores que é levado em consideração para quem deseja saber quais as melhores formas de garantir um seguro mais barato. 

Mas, geralmente, a proteção veicular custa a partir de apenas R$ 56,90 por mês.

Vale a pena contratar seguro de proteção veicular?

De acordo com a entrevista, há diversos pontos a serem avaliados antes de realizar a contratação do serviço para veículos, mas este é um dos serviços mais seguro e em conta para quem deseja economizar.

Contratar serviço de proteção veicular pode ser uma ação útil para proteger seu carro de importantes problemas mecânicos e de manutenção.

Oque, geralmente, implica em contratar um serviço de manutenção particular, que deve ser executado regularmente de acordo com os padrões e as recomendações do fabricante, a fim de manter o carro funcionando bem.

Quase todos os serviços de proteção veicular incluem revisão completa do carro, substituição de peças desgastadas ou imediatamente necessário, cobrindo muitas vezes despesas de serviço maior como trabalhos mecânicos, partes e retrabalhos.

Com serviços de proteção veicular, você também pode ganhar descontos exclusivos de reparo e de compra de peças nas oficinas credenciadas ou concessionárias. Isso também significa que os preços não vão variar com base na gravidade da necessidade de reparos de seu carro ou ações de manutenção.