Entenda a diferença entre cobertura e assistência no seguro auto e na proteção veicular

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30/06/2023 | Por: Busca Proteção Conteúdo

Na hora de fazer o seguro do carro, essas duas palavrinhas são facilmente encontradas na proposta e na apólice. Mas a verdade é que, ainda assim, nem todo mundo sabe as diferenças entre cobertura e assistência.

O que pode representar um grande problema. Afinal, são as escolhas do segurado que irão resguardá-lo no momento em que precisar acionar o serviço. E, inclusive, influenciar diretamente no valor final a ser pago pelo seguro auto.

Além do mais, quando falamos de cobertura e assistência no âmbito da proteção veicular, há uma diferença significativa que pode te garantir uma grande economia.

E é justamente sobre tudo isso que falaremos neste artigo. Confira o que será abordado sobre o assunto:

  • Cobertura e assistência são diferentes, mas primordiais e até complementares
  • O que é a cobertura de um seguro automotivo
  • Principais tipos de cobertura
  • Colisão
  • Incêndio
  • Desastres naturais
  • Roubo e furto
  • Danos a terceiros
  • Agora o que é a assistência?
  • Cobertura e assistência: quais são obrigatórias e quais são opcionais?
  • Em quais casos é preciso pagar franquia?
  • Como saber qual cobertura e assistência você contratou
  • Como funciona a cobertura e assistência na proteção veicular
  • Dicas para não errar na hora de contratar cobertura e assistência

Cobertura e assistência são diferentes, mas primordiais e até complementares

Se você ainda tem dúvida se existe alguma diferença entre cobertura e assistência, começamos dizendo que sim, são duas coisas distintas, com funções diferentes. Ainda assim, ambas são de fundamental importância para você aproveitar o seu seguro automotivo ao máximo.

E até mesmo economizar no preço do seguro ao evitar contratações desnecessárias. Ou ainda evitar imprevistos e prejuízos financeiros em caso de sinistro. Isso, claro, se souber escolher corretamente as coberturas e assistências essenciais para sua necessidade.

Além do mais, uma pode complementar a outra. Por exemplo, quando o segurado se envolve em uma batida e precisa de guincho e, posteriormente, reparo em uma oficina. Só por essa explicação prévia já deu para ter uma ideia de como é importante escolhê-las, não é mesmo?

Mas para fazer uma boa escolha e contratação, é preciso entender o que é cobertura e assistência e como cada uma funciona na prática, que é o que abordaremos a seguir.

Confira também:

O que é a cobertura de seguro automotivo?

Para explicar a diferença entre cobertura e assistência, nada mais justo do que começar pela primeira, que é a responsável pela maior parte do valor do seguro. Isso porque a cobertura contempla todos os possíveis danos e perdas que podem acometer o veículo.

E, consequentemente, resguarda o segurado em relação às despesas necessárias caso algum desses eventos venha ocorrer. Sejam reparos ou indenizações, conforme você verá adiante.

É o que acontece, por exemplo, caso você se envolva em um acidente com o carro e precisa acionar o seguro para fazer o reparo do seu veículo e até mesmo o de outra pessoa.

Se a cobertura estiver prevista na apólice do seguro, a seguradora arca com as despesas para reposição de peças e mão-de-obra. E até mesmo em situações em que não há conserto, por meio do pagamento de uma indenização.

Principais tipos de cobertura de seguro para veículos

A seguir, confira quais os tipos de cobertura de seguro para veículos:

Colisão

Conforme já mencionado anteriormente, a cobertura contra colisão resguarda o segurado em caso de acidentes com o veículo.

Seja com a garantia de conserto, quando os custos do reparo não ultrapassarem 75% do valor total do carro. Ou até mesmo de indenização integral, quando não há conserto ou o veículo é avaliado como perda total.

Incêndio

cobertura e assistência

A cobertura contra incêndio cobre danos causados por raios, problemas mecânicos ou explosões

Já quando houver algum sinistro que envolva fogo, a cobertura do seguro auto para incêndio é que entra em ação.

Geralmente, são contemplados incêndios gerados por fatores externos, como raios, ou problemas mecânicos. E também explosões de forma geral.

Desastres naturais

A cobertura contra desastre natural contempla danos causados pelas ações da natureza que vão além do raio, já contemplado na cobertura contra incêndio.

Como, por exemplo, alagamentos, chuva de granizo, terremoto, queda de árvores e outros episódios que prejudiquem o veículo de alguma forma.

Roubo e furto

Uma das coberturas mais contratadas é a do seguro contra roubo e furto. Neste caso, o segurado se resguarda tanto de situações em que o veículo é levado sem ele estar presente.

Quanto em episódios mais graves, quando a pessoa chega a ter contato com o criminoso, ser ameaçada ou vítima de atitudes violentas.

Neste caso, se o carro não for recuperado pela polícia, o proprietário tem direito à indenização integral para comprar um novo veículo.

Danos a terceiros

A cobertura contra danos a terceiros geralmente é identificada nos orçamentos e propostas como Seguro para terceiros de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V).

É esta que resguarda o segurado em casos de acidentes que envolvem outras pessoas e ele é o responsável. Além do conserto do veículo, também compreende despesas médicas e hospitalares. E indenizações em caso de invalidez ou morte.

Agora o que é a assistência de seguro automotivo?

Já a assistência é o hall de serviços associados ao contrato do seguro auto e ofertados para serem utilizados no dia-a-dia. Como, por exemplo:

  • Socorro eletromecânico;
  • Reboque;
  • Carro reserva;
  • Troca de pneu;
  • Chaveiro;
  • Táxi e hospedagem;
  • Motorista substituto;
  • Reparos em vidros e lanternas;
  • Traslado do corpo em caso de óbito;
  • Transporte de remoção hospitalar, após acidente;
  • Entre outros.

É a assistência que te oferece tranquilidade em casos de imprevistos, inclusive na estrada.

Já imaginou se seu carro pifa no meio da rodovia, em plena madrugada? Quando as assistências são contratadas, basta ter uma linha telefônica ativa para solicitar o socorro.

Em alguns casos, também é garantida assistência residencial, com serviços como encanador, eletricista, chaveiro, entre outros.

Cobertura e assistência: quais são obrigatórias e quais são opcionais?

cobertura e assistência

Geralmente, assistências, como a de reboque, são opcionais, mas muitas empresas oferecem os serviços embutidos nas coberturas

Agora que você já sabe o que é cobertura e assistência, com certeza deve estar se perguntando se tudo isso é obrigatório ou se existem serviços opcionais, não é mesmo?

Então vamos lá esclarecer este ponto. Esta é uma questão que pode variar de seguradora para seguradora. Mas, de forma geral, podemos dizer que existem coberturas que são sim obrigatórias, mas isso não te impede de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil.

Geralmente, elas são divididas em roubo/furto, cobertura contra terceiros e cobertura compreensiva – o pacote completo que inclui colisão, incêndio, roubo/furto e danos contra terceiros.

Já em relação à assistência, de forma geral trata-se de um serviço adicional, o que significa que pode sim interferir no valor total do seguro dependendo da sua escolha.

Mas muitas empresas já oferecem algumas assistências embutidas nas coberturas, ou seja, sem custo adicional.

Em quais casos é preciso pagar franquia?

Dependendo do sinistro e do que estiver previsto no contrato, pode ser que seja necessário saber como funciona uma franquia de seguro quando for necessário utilizar o serviço e quando pagar pelo mesmo.

Para quem tem dúvidas, a franquia é um valor pré-definido, geralmente já no ato do orçamento, que diz respeito à parte de responsabilidade do segurado.

No caso da cobertura, geralmente seu pagamento é necessário em caso de dano parcial. Ou seja, quando as despesas com os reparos não ultrapassarem 75% do valor total do veículo.

Desta forma, o cliente paga a franquia e a seguradora arca com o valor excedente do reparo. Em contrapartida, existem alguns casos específicos em que o pagamento da franquia não é exigido. Como em situações em que o carro sofre perda total, é roubado e furtado e não é recuperado ou quando a cobertura será acionada contra danos a terceiros.

Já alguns serviços da assistência também podem contar com franquia, mas com valores muito mais acessíveis. Por exemplo, a franquia da cobertura de casco pode girar em torno de R$ 1.700. Enquanto a franquia para assistência de vidros e laterais é de R$ 30, retrovisores é de R$ 45, faróis e lanternas é R$ de 70 e para-brisa e vidro traseiro é de R$ 125.

Como saber qual cobertura e assistência você contratou

É importante ter em mente que você só pode acionar as coberturas ou requerer as assistências contratadas.

Mas a verdade é que muitas pessoas, principalmente aquelas que contam com o auxílio de corretores de seguro, sequer reparam qual foi a cobertura e assistência escolhida. De forma geral, é possível verificar suas contratações já no orçamento e na proposta do seguro.

Mas esses dados também são informados nas condições gerais do contrato ou no manual de assistência. Nesses documentos, é possível consultar, inclusive, quando, como e quantas vezes você pode acionar os serviços, entre outros detalhes.

Algumas empresas também oferecem a possibilidade de cancelar ou contratar uma cobertura e assistência a qualquer momento.

Como funciona a cobertura e assistência na proteção veicular?

No que diz respeito à proteção veicular, podemos dizer que a cobertura e assistência são basicamente as mesmas de um seguro auto.

Uma das principais diferenças é que, além de cobertura imediata após a assinatura da proposta, o associado não precisará lidar com uma série de burocracias na hora de acionar o serviço.

Inclusive, como não há necessidade de análise de perfil na proteção veicular, a cobertura é estendida a qualquer outro condutor.

Então, mesmo estando no seu nome, se seu filho bater o carro, você poderá usufruir da cobertura contratada, sem precisar pagar uma fortuna por isso.

Além disso, se paga um valor muito mais acessível para ter direito à toda essa cobertura e assistência.

Afinal, as associações de proteção veicular não têm fins lucrativos e funcionam de forma colaborativa, por meio de um sistema de rateio entre os motoristas associados.

Outrossim é que a proteção veicular não exige o pagamento de franquia para ter acesso a nenhum tipo de cobertura. Muito mais vantajoso, não é mesmo?

Dicas para não errar na hora de contratar cobertura e assistência

Diante de tudo que vimos nesse artigo, não resta dúvidas sobre as diferenças entre cobertura e assistência, não é mesmo? E, principalmente, sobre o quanto é importante dedicar uma atenção especial na hora de escolher cada uma delas.

Por isso, vamos encerrar esse artigo elencando algumas questões que devem ser observadas para você não errar na hora da contratação.

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma análise criteriosa do seu estilo de vida e da rotina de uso do veículo. Somente assim será possível avaliar suas necessidades específicas e fazer escolhas que estejam sintonizadas com você e sua realidade.

Além disso, é importante observar os valores e condições determinados para a cobertura e assistência no contrato para não ficar na mão na hora que precisar acioná-los.

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